COMO MANTER O FÍSICO EM FORMA EM PLENA QUARENTENA? - Chicão Consultoria

COMO MANTER O FÍSICO EM FORMA EM PLENA QUARENTENA?

  • By - Adam
  • 8 August, 2018

Vamos direto ao ponto: Como anda sua cabeça? 

Provavelmente, diante da fase que estamos passando com a quarentena e o novo coronavírus, você deve estar se sentindo ansioso, preocupado e cheio de incertezas a respeito do futuro. 

Esse momento certamente trará muita ansiedade e dúvida, por estar confinado, muitas pessoas procuram certo alento na alimentação desregrada como uma válvula de escape.

Sabendo disso, o principal é trabalhar dois pontos: MENTE e ESPÍRITO. 

Esse equilíbrio será fundamental para que somado a alimentação tenha o resultado esperado. 


Mas Chicão, como se trabalha a mente e o espírito sem poder sair de casa? 

Espírito: Tente se conectar a sua fé. Orando, Rezando, Meditando, contemplando o belo, a natureza, lendo e aprendendo sobre algum assunto. Pode parecer um pouco difícil, mas tente também se desconectar um pouco e evitar o excesso de informação. Lembre-se: Você não pode resolver tudo, então não precisa se preocupar com tudo.

Faça exercícios respiratórios em harmonia com seu eu. Ajudando assim, a se conhecer melhor internamente, longe das cobranças e correria da vida normal. Conheça melhor e  convide sua família para fazer atividades em conjunto. Todos merecem ter o seu espaço, mas podemos exercitar a harmonia ao nos mostrar abertos em realizar pequenos momentos de valor juntos. Isso é, fazer refeições, promover orações, meditações e atividades físicas em grupo.

 Enfim, momentos que se faça sentir a presença de Deus em sua casa, trazendo conforto e paz aos corações de todos. 

Agora, após ler o texto até aqui você pode se perguntar: MAS O QUE ISSO TEM A VER COM A MINHA FORMA FÍSICA? E eu lhe digo: tudo. 

Não esqueça que sua cabeça faz parte do seu corpo, não são coisas distintas ou separadas. 

Se a mente está afetada, todo o corpo seguirá mesmo caminho. Afinal, todo corpo responde a mensagens neurais. Se sua mente estiver mal, seus músculos também estarão.

 

Bem, agora que acertamos seu espiritual, vamos alinhar com sua mente. 

Para blindar sua mente, o segredo é deixá-la nutrida com boas informações. 

Procure assistir bons filmes, livros, documentários com uma visão mais positiva das coisas nesse momento. Você pode optar por aprender algo novo através de um novo curso para manter sua mente longe do que você não pode resolver, isso é algo muito interessante. 

Exercite diariamente a valorização do que é simples. Isso é, olhe ao seu redor e medite nas coisas que passam despercebidas na correria dos dias. Observe o luar, o pôr do sol, cuidar de plantas e contato com a natureza. Sinta o calor do sol, a brisa do vento e o som dos passarinhos. Se puder, aproveite um banho de mar, piscina ou até mesmo da chuva! 

Além de provocar sensações que trazem prazer, a contemplação da beleza da simplicidade lhe fornecerá imagens alegres e tranquilizantes em sua memória. Explorar o melhor das coisas simples são um verdadeiro alimento para nossa saúde mental. 

Por fim e não menos importante, teu corpo. 

Não podemos parar! Por isso, elabore uma rotina de exercícios diários, com hora marcada e sem furos. Minha dica é alternar exercícios com peso corporal e exercícios aeróbicos.. Se você deseja conter seu apetite e sua ansiedade nesse momento, experimentar doses diárias dos conhecidos hormônios de prazer (endorfina, adrenalina, serotonina...) certamente serão um alívio enorme das tensões.

Isso porque esses hormônios são analgésicos naturais e produzidos pelo seu corpo! Tendo função de aliviar a dor, controlar ansiedade e diminuir estresse. Se você tem esse poder dentro de si, por que não aproveitar?

Como não poderia deixar de citar o principal fator do ganho ou até reganho de peso: alimentação exagerada e ou o superávit calórico.

Como neste momento você pode estar com suas obrigações diminuídas e tendo um gasto energético bem menor, o melhor seria diminuir também a ingestão calórica. Mas, sabendo também que estar em casa com a família significa momentos à mesa muito importantes de ser vividos (como já disse anteriormente), a melhor opção é ter equilíbrio e deixar os alimentos mais calóricos para estes momentos.  Aquele almoço de domingo ou o jantar de sexta com sua esposa, a pipoca na hora do filme com o seu filho, etc…

Esse equilíbrio se trata de escolhas. Muitas pessoas irão meter o pé na jaca e terão dificuldade para se restabelecer, pois o momento para os mais fracos mentalmente será de se entregar ao desregramento e sedentarismo. Cabe a você ter uma postura diferente da maioria e se cuidar! Lembre-se: Esse momento irá passar, acredite! Tenha a certeza disso, com amor próprio, paz e equilíbrio e você passará por toda essa fase difícil preservando sua saúde mental e física.

A questão agora é:

como você escolhe passar por tudo isso?

Abaixo um super treino para você se movimentar nessa quarentena, depois comenta ai embaixo o que você achou!

 

 

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Um forte abraço!

 

Revisão Texto:
Agência Gentileza

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