Você conhece a VIGOREXIA? - Chicão Consultoria

Você conhece a VIGOREXIA?

  • By - Adam
  • 8 August, 2018

Vigorexia ou Dismorfia muscular é um transtorno que desencadeia um comportamento obsessivo compulsivo com relação ao seu físico. Podemos dizer que é uma anorexia reversa. Punk né? Pois é, no mundo do fitness, é bem fácil de ver pessoas e atletas com sintomas latentes da Vigorexia.

Há alguns anos atrás era mais fácil de ver isso acontecer com atletas, principalmente, de bodybuilding ou modelos fitness, mas, com o crescimento dos influenciadores digitais e das próprias redes sociais, o número de pessoas com sintomas deste transtorno vem crescendo muito. Inclusive, pessoas que não são atletas, o que preocupa. O corpo atlético e musculoso nas mídias ganhou cada vez mais autoridade com a chegada das plataformas digitais que evidenciam as fotos.

Muitas pessoas começaram a ser admiradas pelo seu estilo de vida e corpos “perfeitos”. Acredito que várias pessoas tem sim, um estilo de vida admirável e que sua rotina e constância em seus treinos e dieta, trazem como resultado corpos diferenciados e realmente muito bonitos. Eu mesmo me coloco no lugar dessas pessoas e sei que tenho esse poder. O que é perigoso é a forma como é entregue a publicidade sobre o corpo divulgado ou exibido.

Por isso, os educadores, assim como eu, sempre têm a responsabilidade de mostrar que tudo é uma questão de empenho e dedicação, mas que tudo precisa ser feito com responsabilidade e com profissionais que te acompanhem em todo processo. Sempre deixamos claro o quanto o equilíbrio é fundamental para que você chegue ao seu objetivo com qualidade e vida.

Enfim, o que quero dizer com tudo isso? Vejo, constantemente, muitas pessoas querendo fazer o mesmo que seus ídolos fitness fazem como também desejando alcançar o mesmo corpo deles. Ah, então você quer dizer que não posso imitá-los para ter o corpo que eles tem? Isso mesmo!

A primeira questão: dieta é algo individual. Começa por aÍ. Enquanto ficarem pensando que vão manter a mesma alimentação do ídolo e ganhar o corpo dele, vão continuar se frustrando. Segundo ponto: sua rotina diária e suas prioridades de vida não são iguais às dele. A vida de quem vive do fitness tem como prioridade em seu dia os exercícios e sua alimentação.

Portanto, você pode sim ter um estilo de vida saudável ou até totalmente fitness, mas será adaptado a sua realidade e sua rotina. Muitas vezes, essa busca irreal pelo corpo perfeito é a causa do desenvolvimento de um transtorno, assim como a Vigorexia. A obsessão com a imagem do corpo tem sintomas bem fáceis de notar. Até porque quando a pessoa tem um comportamento obsessivo compulsivo, não existe meio termo.

 Entre os sintomas podemos citar:

  • Insatisfação exagerada com o corpo;
  • Treino excessivo e sem limites;
  • Transtorno alimentar;
  • Ansiedade;
  • Ausência de vida social;
  • Insônia;
  • Agressividade e falta de paciência;
 

Eu mesmo já passei por isso e o meu tratamento foi colocar minha família em primeiro lugar em minha vida. Então, tudo na minha rotina que viesse a prejudicar os momentos de felicidade com minha família, ficaria em segundo plano.

Continuo sendo amante do meu trabalho e da minha filosofia de vida, mas eles são hoje, adaptados a minha convivência saudável e feliz com minha família. Contudo, o tratamento para qualquer tipo de transtorno obsessivo ou não deve ser com médico e tratamento psicológico.

 

Até hoje, eu assumo que faço uma imagem distorcida em minhas preparações físicas, pois exijo demais de mim, mas sei como me controlar e logo percebo quando estou com algum sintoma latente. Uma ótima estratégia foi contratar um preparador, mesmo eu sendo um.

 Ai você fala: tá louco Chicão, contratar alguém para fazer em você o que você já sabe? Exato. Foi a melhor coisa que fiz e nunca mais tive problemas com isso. Eu posso explicar: o profissional de fora tem uma visão real do que está acontecendo, do seu nível de cobrança que você se impõe e principalmente não te deixa esquecer das prioridades da sua vida.

Diante do desejo de fazer o melhor trabalho possível ou colocar o melhor corpo de todos os tempos, pessoas muito exigentes e dedicadas são facilmente desconectadas da realidade. Por isso digo e repito: suas influencias tem que ser muito bem escolhidas. Assim como, seu treinador ou aconselhador durante o processo.

Sei que muitas vezes estamos falando de metas físicas que se tornam sonhos. Mas, todo um contexto tem que ser observado e protegido no trajeto dessa realização. Se você - para realizar um sonho - perde o convívio e prejudica sua relação com aqueles que você mais ama, o sonho passa a não valer a pena. Sua família e as pessoas que você ama, tem sempre que fazer parte da realização dos seus sonhos.

Eu posso te ajudar nessa jornada? Saiba mais como funciona meu programa de mentoria. Acesse abaixo.

Mentoria

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Consultoria Fitness

Planos de treinamento personalizados para você atingir seus resultado.

Seu Treino

Treinamentos personalizados de acordo com sua individualidade.

O seu treino em 7 dias

Fique tranquilo! Você recebe seu treino em 7 dias. Tudo através do nosso app.

Atendimento Online

Temos uma equipe especializada para lhe orientar e tirar suas dúvidas.